Logo

Banner



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Poder Medicinal

Por Jocelem Salgado

O potencial anticancerígeno das Frutas Vermelhas tem sido atribuído pelo menos em parte, à presença de inúmeros fitoquímicos bioativos, ou seja, compostos produzidos pela planta, incluindo entre eles polifenois (flavonoides, proantocianidinas, elagitaninos, gallotannins, ácidos fenólicos), stilbenoids, lignanas e triterpenoides.

“Estudos mostram que o efeito anticancerígenos desses compostos presentes nessas frutas, são medidos por suas capacidades de neutralizar, reduzir e também reparar os danos resultantes da formação de excesso de radicais livres” (estresse oxidativo) responsável pelo aparecimento de várias doenças como: diabetes, hipertensão, inflamação, Alzheimer, Parkinson, câncer entre outras.

Assista o vídeo do Portal R7 (exibido no programa Domingo Expetacular - Saúde na Mesa) da TV Record e saiba mais sobre as Frutas Vermelhas.







Essas pequenas frutas de polpa macia e colorida são indicadas por profissionais da área nutricional consumidas em nossa dieta não só na forma fresca (In Natura) como também congeladas, para sucos. Finalmente, a pesquisa interdisciplinar é altamente recomendável de modo que os estudos básicos e pré-clínicos possam levar a investigação translacional (do laboratório à beira do leito).

Concluindo, é fortemente recomendado que essa área de investigação para as pequenas frutas de polpa macia e colorida continue a ser explorada, pois isso será base para o estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento seguro e eficaz de dietas que serão mais um aliado para a prevenção e tratamento de diversos tipos de cânceres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário