Logo

Banner



domingo, 6 de fevereiro de 2011

Frutas Vermelhas: benefícios para a saúde & roxo para valer

As frutas de coloração vermelha beneficiam nosso organismo. As frutas vermelhas combatem os radicais livres, previnem problemas cardiovasculares e aumentam a imunidade do organismo. A cor vermelha das frutas trazem muitos benefícios que são essenciais para o organismo. O morango, a framboesa, o mirtilo e a amora, entre outras, são consideradas frutas vermelhas. Essas frutas nos fornecem importantes propriedades para á saúde do corpo e ainda são ricas e, fibras, vitaminas e minerais.

O grupo das frutas vermelhas se destacam por causa dos nutrientes de poder anti-oxidante. Essas frutas nos fornecem baixas calorias, e possuem compostos bioativos que contribuem para a prevenção de diversas doenças que prejudicam a saúde. São os compostos que dão a coloração vermelha da fruta. As frutas de cor vermelha atuam na diminuição do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda fortalece o nosso sistema imunológico. A maioria das vezes as frutas vermelhas são consumidas como geléias, recheio para tortas, doces, caldas e para decoração de sobremesas. É melhor dar preferência para as frutas vermelhas que são consumidas cruas, (in natura), porque o processo de cozimento e secagem da fruta alteram as propriedades nutricionais. É sempre bom manter as frutas refrigeradas e sempre consumir em até três dias após a compra.

Roxo para valer! A cor é saúde! Alimentos desse tom protegem e auxiliam o organismo no trato de diversas, doenças do coração e infecções Na edição, Vida Natural & Equilíbrio iniciou a primeira de uma série de reportagens sobre os segredos que a cor do alimento reserva para saúde. Depois do vermelho (morango, tomate, melancia, pimenta, framboesa e maçã), é hora de abordar as maravilhas que frutas e hortaliças arroxeadas, azuladas e pretas podem fazer por você. E o destaque são as antocianinas, um dos antioxidantes mais poderosos da natureza, responsável pelo tom escuro da alcachofra, ameixa, amora, blueberry/mirtilo, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva e repolho-roxo. "Esse pigmento atua na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas, além de evitar que a gordura e a insulina fiquem acumuladas no sangue", conta a professora de nutrição da Universidade Castelo Branco (UCB), Giselle Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário